VTEM Banners
VTEM Banners
VTEM Banners
VTEM Banners
Quinta-feira, 21/08/2014

Consulta e emissão de guias são as novidades do site


consultaonlineO site do Detran passa a ter à dispoição de seus usuários novos serviços on-line, acrescentando ao Dossiê de Veículo - no ar desde abril de 2006 - outros links de consulta e emissão de guias. A maior das novidades é a consulta à pontuação, que, por enquanto, vai indicar aos condutores a quantidade de pontos ativos acumulados em seu prontuário nos últimos 12 meses. A ampliação do prazo de consulta está entre as mudanças previstas com o aprimoramento do serviço.

 Saiba, a seguir, como utilizar os serviços on-line. É aconselhável que a ferramenta antipop-up do computador esteja desativada, para que não impeça a abertura das janelas de consulta:
   Dossiê de Veículo: Digitando a placa e o número do RENAVAM, o usuário terá acesso aos principais dados do veículo, incluindo eventuais multas, impedimentos e restrições financeiras. Através do Dossiê, é possível saber quais os débitos do veículo e seus respectivos vencimentos. Além disso, o sistema possibilita a emissão de guias para quitar esses débitos (que podem ser pagos no Besc, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Creditran.
   Emissão de guias CNH: As guias das taxas referentes aos serviços de habilitação - como renovação da CNH, segunda via etc. - são emitidas através desse link, mas só depois de terem sido geradas pelo órgão de trânsito. Antes de qualquer coisa, o interessado deve procurar a Ciretran com jurisdição sobre o município de sua residência e dar entrada no processo desejado. A partir daí, serão geradas as guias necessárias. Caso o interessado quite os valores das taxas no Besc ou na Creditran, nem é preciso emitir as guias em papel: basta ditar o número de seu CPF ao caixa e a cobrança é feita automaticamente; no caso de o pagamento ser feito no Banco do Brasil, no Bradesco ou no Itaú, é necessário emitir os boletos - para isso, basta digitar o número do CPF no espaço que se abrir ao clicar no link. A taxa de exame médico é uma exceção. Não é emitida por esse link e pode ser recolhida antes mesmo da abertura do processo. Para emitir a guia de taxa de exame médico, basta entrar no link DARE ON-LINE e preencher os seguintes parâmetros: Tipo de Receita - OUTRAS RECEITAS; Receita - 9970-JUNTA MÉDICA.
   Processo de habilitação: Para cada processo de habilitação que é aberto, cria-se um número de RENACH - começado sempre por SC - que vai acompanhar esse processo do início ao fim. Com esse número, mais o número do CPF, é possível verificar como está o andamento do processo. Basta digitá-los no local próprio da consulta. Ao final do processo, o número do RENACH que norteou a emissão da CNH fica impresso na carteira, logo abaixo da data de emissão do documento e ao lado da assinatura do emissor.
   Pontuação CNH: Só podem ser consultadas carteiras com foto - número de registro com 11 algarismos - e registradas no Estado de Santa Catarina. As informações disponíveis, por enquanto, referem-se ao total de pontos ativos acumulados nos últimos 12 meses. Para consultar a pontuação, basta digitar o número de registro e o CPF. Mais informações em Sistema informa número de pontos ativos nos últimos 12 meses.

© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |