VTEM Banners
VTEM Banners
VTEM Banners
VTEM Banners
Sexta-feira, 24/11/2017

CEL realiza prensagem de veículos judiciais no meio oeste

A Comissão Estadual de Leilão do Detran/SC concluiu nesta quarta-feira, 6 de setembro, em Caçador, a 11ª edição do processo de prensagem de veículos com restrições judiciais. Os 384 itens inservíveis, - dentre carros, motos e motores após compactados, geraram 197 toneladas de material ferroso que serão reciclados e reutilizados como matéria prima na indústria siderúrgica. Uma solução ecologicamente correta para esses veículos que estavam abandonados há anos, constituindo-se uma ameaça ao meio ambiente e à sociedade, e que agora seguem no caminho da sustentabilidade.

Os veículos, já sem combustível; óleo do motor; extintor de incêndio; bateria e cilindro de gás natural, retirados no processo de descontaminação, foram colocados, individualmente, na prensa, que em segundos se transformou em um pacote, com cerca de 800 quilos, que foram alocados em caminhões e transportados até a empresa que fará a trituração e a separação do material ferroso, que será então encaminhado à reciclagem.

No procedimento, denominado Logística Reversa Veicular, a sucata de aço é 100% reaproveitável. Além deste, também são reciclados borracha, alumínio, cobre e plásticos.

Segundo o engenheiro ambiental, Jonver Bonini, para cada tonelada de aço reciclado, há uma economia de 1.140 quilos de minério de ferro e uma redução no consumo de 154 quilos de carvão e 18 quilos de cal. “A vida útil de um automóvel está estimada entre 10 e 20 anos, após esse período o caminho mais correto é a reciclagem. A implantação do sistema de logística reversa é mais um elemento rumo ao desenvolvimento sustentável do planeta, pois possibilita a reutilização e redução no consumo de matérias-primas”, frisa Bonini.

O projeto executado pela Comissão Estadual de Leilão, com a parceria do poder judiciário e Ministério Público do município, somente este ano, compactou 1.168 veículos, totalizando 227 toneladas de material a ser reciclado. Desde o início dos trabalhos, no segundo semestre de 2015, foram 2.196 itens prensados, num total de 865,6 toneladas. A meta para 2017 é alcançar a marca dos 3 mil veículos.

Integrante da Comissão de Leilão e coordenador dos ferrosos, o delegado Adalberto Safanelliressalta que a situação nos pátios de todo o estado é preocupante, a maioria dos veículos encontram-se totalmente destruídos, causando problemas de saúde pública e ao meio ambiente, dentre outros fatores sociais e econômicos.

“Com essa medida conseguimos liberar espaço no pátio, para que sejam realocados os veículos que estão em áreas públicas, além de evitarmos a contaminação do solo e a proliferação de doenças. Agradecemos a credibilidade do magistrado de Caçador, Rodrigo Dadalt que deu início a essa ação através da provocação, e que resultou no êxito dos trabalhos, que é favorável a toda a sociedade. Queremos levar essa operação para as demais regiões do estado”, frisou Safanelli.

Delegado Safanelli del Locatelli e juiz Rodrigo Dadalt     premsa pcte

prensa 2 garras     prensa motos

prensa2

 

© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |