DETRAN

O QUE VOCÊ PROCURA ?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O QUE VOCÊ PROCURA?

CURSO DE RECICLAGEM

Condutores que sofreram a suspensão do direito de dirigir e/ou cassação da Habilitação como punição por infrações de trânsito devem passar por curso de reciclagem, independente do tempo em que durar essa suspensão e/ou cassação. O objetivo do curso é buscar a atualização de conhecimentos relativos à segurança nas vias públicas, valorizando a cidadania e a conscientização do respeito à vida.

A RECICLAGEM TAMBÉM ESTÁ PREVISTA

Quando o infrator for contumaz, e a reciclagem for necessária à sua reeducação; quando o condutor envolver-se em acidente grave para o qual haja contribuído, independentemente de processo judicial; quando o condutor for condenado judicialmente por delito de trânsito; quando for constatado, a qualquer tempo, que o condutor está colocando em risco a segurança no trânsito. Ainda, o Poder Judiciário poderá determinar a realização do Curso de Reciclagem, como medida cautelar ou como medida punitiva.

SÃO TÓPICOS DA RECICLAGEM

  • Identificar e corrigir falhas na forma de conduzir veículos
  • Atualizar os participantes com a legislação de trânsito vigente e os avanços tecnológicos
  • Desenvolver atitudes psicossociais positivas, especificamente quando estiverem no trânsito
  • Conscientizar os participantes sobre a importância do respeito ao meio ambiente
  • Propiciar noções de primeiros socorros

Após o recebimento da notificação da suspensão do direito de dirigir, o condutor pode comparecer mediante agendamento, ao órgão de trânsito para formalizar a entrega de sua CNH. Em seguida, deve matricular-se no curso de reciclagem oferecido por Centros de Formação de Condutores credenciados para tal (https://www.detran.sc.gov.br/credenciados/lista-de-profissionais-e-empresas-credenciadas/). Em caso de cassação da Habilitação, o condutor após o cumprimento do prazo e demais requisitos impostos, deve realizar o agendamento e comparecer no Detran ou Ciretran mais próxima para prosseguir nos termos do processo de reabilitação.

O CURSO DE RECICLAGEM PODE SER PRESENCIAL (EM SALA DE AULA) OU NA MODALIDADE EAD (ENSINO A DISTÂNCIA) E É COMPOSTO DAS SEGUINTES DISCIPLINAS

  • Relacionamento Interpessoal – 6 horas/aula
  • Direção Defensiva – 8 horas/aula
  • Noções de Primeiros Socorros – 4 horas/aula
  • Legislação de Trânsito – 12 horas/aula

O curso de reciclagem também pode ser realizado à distância, o qual possui a mesma carga horária, ou seja, 30h/a, desde que a instituição seja credenciada pelo Detran (https://www.detran.sc.gov.br/credenciados/lista-de-profissionais-e-empresas-credenciadas/), salientando-se que o condutor somente deverá iniciar o curso após a ativação do bloqueio em sua CNH.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support