O Programa “Emprego na Pista”, planejado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, e operacionalizado por meio do DETRAN e do SEST SENAT, nasceu com o intuito de promover a inclusão social e oportunizar vagas de emprego aos interessados que ambicionam uma primeira habilitação ou mesmo uma ascensão na careira no mercado de transporte terrestre, através da mudança de categoria.
O grande diferencial do “Emprego na Pista” é a entrega de motoristas altamente capacitados e prontos para enfrentar o mercado, afinal a CNH pode ser vista como uma excelente ferramenta de trabalho, gerando inúmeras oportunidades de vida.
À exceção da 1ª habilitação, na categoria A, todas as Carteiras de Habilitação serão emitidas com a marca “EAR” (Exercício de Atividade Remunerada), o que vai será.
Depende!
O programa oferece 03 oportunidades:
- 1ª Habilitação
- Mudança de Categoria
- Inclusão de EAR
Essa modalidade oferece oportunidade a quem ainda não possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Serão oferecidas vagas nas Categorias A (moto) e B (carro).
Requisitos:
- Possuir, pelo menos, 18 anos de idade;
- Residir em Santa Catarina há, pelo menos, 02 anos;
- Possuir cadastro ativo no CADúnico.
Essa modalidade vai prestigiar quem já é motorista, mas deseja subir de categoria e dirigir ônibus e caminhões.
Serão oferecidas vagas na categoria D (Transporte coletivo de passageiros em veículos cuja ocupação exceda 8 lugres) e E (veículos das categorias B, C ou D, e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulado tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou lotação que exceda 8 lugares).
Requisitos:
- Possuir, pelo menos, 21 anos de idade;
- Residir em Santa Catarina há, pelo menos, 02 anos;
- Possuir, no mínimo 02 anos na categoria B ou 01 ano na categoria C ou D;
- Não ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses.
Essa modalidade é exclusiva para motoristas da Categoria A que já atuam no setor de transporte de terrestre. A ideia desse segmento é corrigir a situação dos motofretistas que atuam fora dos padrões regulatórios normativos.
Aqui, nada mais é do que a alteração de dados na CNH. O aplicante passará pelo teste psicológico e captura de nova foto.
O Estado de Santa Catarina vai custear os serviços necessários referentes a 1ª Habilitação, Mudança de Categoria ou Inclusão de EAR.
Por já possuir vasta experiência na execução desse tipo de serviço, o SEST SENAT irá auxiliar o DETRAN na operacionalização do Programa.
Caso necessário, tanto os credenciados quanto os candidatos deverão se dirigir às Unidades Operacionais do SEST SENAT.
O SEST SENAT irá receber as inscrições, que estarão disponíveis do dia xx de dezembro de 2023 até xx de xx de 2024.
A partir do dia x, começa a convocação dos selecionados para apresentação da documentação. O SEST SENAT fará a conferência dos documentos e, quando necessário, recrutará a Secretaria de Assistência Social, para consulta ao banco de dados do CADúnico.
Uma vez que a documentação esteja de acordo com o estipulado, os candidatos serão direcionados aos Centro de Formação de Condutores (CFC) para dar início às aulas teóricas.
Após o exame teórico, o aluno realizará 02 cursos de 04 horas de duração cada, oferecidos pelo SEST SENAT. São cursos profissionalizantes, por exemplo:
- Comunicação verbal e não verbal;
- Noções de empregabilidade;
- Noções de Gestão de pessoas;
- Noções de percepção de riscos;
- Qualidade de vida no trabalho;
- Qualidade no atendimento ao cliente;
- Relacionamento interpessoal e ética no trabalho;
- Noções de gestão do tempo
Depois de concluído, o aluno está apto a iniciar as aulas práticas. Ao realizar o exame prático de direção, o motorista sairá do Programa com uma CNH com marca EAR (Exercício de Atividade Remunerada) e 02 (dois) cursos profissionalizantes. Pronto para encarar o mercado de trabalho!