
Na quarta-feira (8), o Detran/SC recebeu representantes das instituições que participam da criação da Rede de Educação para o Trânsito (REDUTRAN SC), em uma reunião voltada ao fortalecimento da educação e da conscientização no trânsito catarinense. O encontro contou com a presença de órgãos estaduais, municipais, federais e de pesquisa, incluindo as Guardas Municipais, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Associação Catarinense das Fundações Educacionais – ACAFE.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para ampliar o alcance das campanhas educativas, aprimorar projetos de formação de condutores e integrar novas iniciativas voltadas a um trânsito mais humano e seguro. A troca de experiências reforçou a importância da cooperação entre as entidades para reduzir acidentes e incentivar mudanças efetivas no comportamento dos usuários das vias.
A REDUTRAN SC, que está sendo instituída como um espaço essencial de diálogo e construção coletiva, reunirá esforços federais, estaduais, municipais e de demais parceiros comprometidos com a educação para o trânsito em Santa Catarina. “A REDUTRAN SC tem como objetivo levar ações de educação para o trânsito a todos os municípios do estado, promovendo a integração entre iniciativas municipais, estaduais e federais. O Detran/SC busca alinhar as ações locais à rede estadual, conectando-as ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – PNATRANS e o seu correspondente estadual, o PETRANS. Incentivar a educação para o trânsito é investir na formação consciente e segura dos futuros condutores”, explicou Leila Oliveira Souza, diretora de Educação do Detran/SC.