Nesta terça-feira (02/05) foi lançada oficialmente, em Brasília, a campanha Maio Amarelo, um movimento internacional, apartidário, de conscientização para redução de acidentes de trânsito, uma das maiores causas de mortes segundo as estatísticas. O slogan da Campanha para este ano é: No trânsito, escolha a vida, definido pela Resolução 980/2022 do Contran – Conselho Nacional de Trânsito. Entre os objetivos da campanha Maio Amarelo estão:
➢Chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito;
➢Colocar em evidência o tema da Segurança no Trânsito;
➢Mobilizar a sociedade para disseminar conhecimentos a respeito do tema;
➢Promover ações que garantam a segurança no cotidiano do trânsito.
Este ano de 2023 marcam os 10 anos do Movimento Maio Amarelo, que busca unir todos os setores e segmentos da sociedade para promover ações e discutir o tema, conscientizando todos para a segurança no trânsito.
Neste sentido, o Detran/SC – Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina – Detran/SC, já está com algumas ações em andamento, a exemplo de uma campanha em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária para as suas redes sociais, além de participação no Momento Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT), que atinge praticamente todo o Estado por meio de rádios e televisões catarinenses. Além disso, ações vão acontecer por todo o Estado junto às Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) e Citrans (Circunscrição de Trânsito).
O foco da campanha é a redução dos índices de acidentes com vítimas, bem como a educação e conscientização para a segurança no trânsito. No Brasil, as rodovias federais brasileiras registraram uma morte a cada duas horas no ano de 2022, em um total de 64.255 acidentes. De acordo com a PRF, 5.426 pessoas perderam a vida e outras 18.063 ficaram gravemente feridas. No ano passado Santa Catarina foi o segundo Estado do Brasil com mais acidentes em rodovias federais segundo dados da Polícia Rodoviária Federal. Foram registrados 7.570 acidentes e 350 mortos nas rodovias federais catarinenses no ano passado. Já no que diz respeito a acidentes de trânsito em geral (exceto os registrados pela PRF), os dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito – Renaest, da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério dos Transportes, registrou, em 2022, o total de 168.604 acidentes em Santa Catarina, com 925 óbitos. De acordo com dados do Detran/SC, a principal causa de multas em território catarinense são as por excesso de velocidade, uma imprudência que acaba contribuindo para o aumento dos acidentes com vítimas. Dos mais de 2,5 milhões de multas aplicadas em 2022, as de velocidade acima da permitida somam 1.016.616, ou seja, mais de 40%.
Durante o lançamento da campanha em Brasília, o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, afirmou que o Ministério dos Transportes vai priorizar investimentos para a redução de acidentes nas estradas brasileiras. “Devemos criar os incentivos corretos para que municípios, estados e todos os agentes que trabalham no trânsito possam reduzir os acidentes”, disse Catão.
“Precisamos entender que o trânsito inseguro causa impacto em todas as áreas, não só no dia a dia do trânsito, mas na saúde, na segurança, na educação”, disse o representante da associação dos Detrans, Rodrigo de Sá.
Santa Catarina esteve representada no evento de lançamento da campanha Maio Amarelo pelo presidente do Cetran – Conselho Estadual de Trânsito, Atanir Antunes, e pelos conselheiros Ricardo Alves da Silva e Maico Rodrigo Ebertz.

Algumas Ações Maio Amarelo em SC

CIRETRAN de Tubarão
Há 10 anos a CIRETRAN de Tubarão participa das atividades organizadas pelo Rotary de Tubarão Leste para o Maio Amarelo, em conjunto com diversas outras entidades públicas e privadas.
Para os dias 06 e 13 de maio, na Praça da Casa da Cidade e na Praça da Igreja, respectivamente, serão realizadas oficinas com a participação da Delegacia Móvel da Polícia Civil com as viaturas mirins, da Escolinha de Trânsito da PMSC, da G7 Log Transportes e da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros com a simulação de salvamento de acidente de trânsito, da Ferrovia Tereza Cristina com o Programa Paz na Linha e da Guarda Municipal com a blitz educativa.
Outras atividades serão desenvolvidas ao longo do mês e abrangem palestras e apresentação das escolinhas de trânsito nas escolas, blitz e outras atividades desenvolvidas pela PRF de Tubarão, em conjunto com a CCR Via Costeira, inspeção veicular gratuita realizada pela IVETU, dentre outras.
Os eventos são apoiados também pelas entidades privadas Real Trânsito, Auto Escola Tráfego, Unibem Proteção Veícular, Rotaract, NUTESC, SETRAN, Conjovem, Tuba Guinchos e WF Guinchos.

CIRETRAN de Joinville
Em Joinville o Ciretran vai participar da campanha Maio Amarelo, juntamente com a Prefeitura e vários parceiros como polícias civil, militar e rodoviária, bombeiros, Guarda Municipal, Jari, Agentes de Trânsito, entidades como a Pedada Joinville, entre outras. O calendário do evento conta com programação para todo o mês de maio. Serão palestras em escolas, blitzes educativas e participação em eventos.

DEMUTTIN – Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Indaial
A abertura do Maio Amarelo está marcada para o dia 04 de maio, nos jardins da Prefeitura de Indaial. O mês todo será de ações no sentido de educar e conscientizar a população para um trânsito melhor, procurando diminuir os acidentes e, consequentemente, as mortes.

CIRETRAN de São Miguel do Oeste
O Ciretran de São Miguel do Oeste realiza palestras em escolas.

Josiane Ribas Lanzarin – Assessora de Comunicação (SC 00975 JP)