DETRAN/SC realiza Capacitação dos Funcionários Públicos para o Exame Prático de Direção
Em um passo decisivo para a agilidade e profissionalização dos processos de habilitação no Estado, o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (DETRAN/SC) realizou, entre os dias 24 a 26 de fevereiro de 2026, o mais recente Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Examinadores de Trânsito.

O evento reuniu cerca de 90 participantes, em uma composição mista que reflete o novo momento da autarquia: servidores públicos do próprio DETRAN/SC e membros das forças policiais. A iniciativa visa suprir a demanda por exames práticos, que até pouco tempo eram realizados exclusivamente por policiais e agora passam a integrar um quadro mais amplo e diversificado de profissionais capacitados.
Será um momento de aprendizado, troca de experiências e fortalecimento do protagonismo feminino, com duas palestras que prometem inspirar e transformar:
Mudança Na legislação da aplicação das provas práticas:
Com a recente reorganização administrativa do DETRAN/SC e a implementação de novas diretrizes nacionais (como a Resolução CONTRAN nº 1.020/2025), o órgão está expandindo seu corpo de examinadores para incluir servidores civis qualificados.
Estrutura do Curso:
Durante os três dias de imersão, os 90 alunos passaram por módulos teóricos e práticos, abordando: Fundamentos Legais e Institucionais; Princípios do Modelo Nacional: Visão Zero e Sistema Seguro; Planejamento Técnico do Trajeto; Condução do Exame e Critérios de Avaliação; Procedimentos Finais, Registro e Transparência.
A expectativa é que, com a formação desta turma, o tempo de espera para o agendamento de exames práticos de direção nas principais Agências e Pontos de Atendimento do Estado sofra uma redução significativa já no próximo semestre.
Segundo o DETRAN/SC, a remuneração por exame aplicado e a fiscalização rigorosa pela Corregedoria do órgão são os pilares que garantem a transparência do novo sistema.
