Neste Maio Amarelo, mês de conscientização para a segurança viária, o Detran de Santa Catarina e Academia de Polícia Civil de SC (Acadepol) promovem o 1º Simpósio Estadual de Segurança Viária de SC nos dias 16 e 17 de maio, em Florianópolis.

Serão dois dias dedicados à discussão de temas relevantes como segurança viária e aplicação de normas de trânsito. Participarão do evento, representantes do Detran, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Agentes de Trânsito, DNIT, DER, Comissão de Trânsito da OAB e Saúde.

As palestras serão voltadas para assuntos como crimes de trânsito, legislação e políticas públicas para redução de mortes e lesões em acidentes de trânsito.

Confira a programação e se inscreva no link: https://forms.gle/D461NdQ3ARkmX4tDA

Programação das palestras do 1º Simpósio Estadual de Segurança Viária

Dia 16 de maio (segunda-feira)
8h:
solenidade de abertura com presença de autoridades

8h30: Paradigma da Fiscalização de Trânsito perante o PNATRAN com palestrante, Coronel da Polícia Militar Ricardo Alves.

9h30: coffee break

10h às 12h: Estatísticas de acidentes de trânsito, esclarecimentos a respeito do PNATRANS, políticas públicas para atingimento das metas propostas e calendário de campanhas educativas de 2022 com os palestrantes do Detran/SC, Thael Rosa, Sterlei Mirian Senger e Atanir Antunes

13h30 às 15h30: Crimes de trânsito em espécie e penalidades com os Delegados da Polícia Civil, David Queiroz e Marcelo R. Colaço

16h às 18h: Escola Pública de Trânsito de Blumenau, um case de sucesso na educação para o trânsito, com José Luiz Piñeiro da Guarda Municipal de Blumenau e Marco A. Rebello, educador de trânsito. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito do LabTrans/UFSC com Jorge L. S. Hermenegildo da UFSC.

Dia 17 de maio (terça-feira)
8h às 9h30:
Rede Vida no Trânsito (RVT) de Florianópolis e Alcoolemia e acidentes de trânsito: causas e consequências com Patrícia Vieira Marques, secretária executiva da RVT e Thais Marques da Silva da Guarda Municipal de Florianópolis.

9h30: coffee break

10h às 12h: Práticas de Intervenções em Segurança Viária utilizadas pela PRF nas Rodovias Federais, com o Policial Rodoviário Federal Jeferson John de Souza Lima.
Os serviços administrativos de trânsito nas Ciretrans, com a Delegada da Polícia Civil Michelle A. C. Rebelo.

13h30 às 15h30: Gerenciamento de Conflitos no Trânsito com Julyver Modesto de Araújo, Major da Polícia Militar de São Paulo e representante do DETRAN/SP.

16h às 18h: Aspectos relacionados à fiscalização de trânsito no âmbito com Major da Polícia Militar Davi A. S. dos S. Lima.