Maio foi definido por meio da Resolução 871/2021 como Maio Amarelo para chamar a atenção da população sobre a segurança no trânsito. Neste ano, o tema “Juntos salvamos vidas” traz a ideia de que todos podem ajudar nesta causa, seja qual for o meio de transporte escolhido.

“O que protege a vida de todo motorista é respeitar as regras de trânsito, a sinalização. Temos assistido tantas tragédias que marcam para sempre a vida de milhares de pessoas, E, ao mesmo tempo, sabemos que a grande maioria das ocorrências poderiam ser evitáveis”, alerta a presidente do Detran/SC, delegada Sandra Mara Pereira.

Neste mês, a campanha pretende focar na conscientização dos motociclistas. Somente em Santa Catarina, são mais de 2,3 milhões de motoristas habilitados em conduzir motocicletas. A maioria deles têm entre 20 e 39 anos e 69,71% são do sexo masculino.

Motociclistas cometem uma média de 700 infrações por dia em SC

Conforme os dados das estatísticas de infrações do Detran/SC, nesses primeiros quatro meses do ano, foram cometidas 87.360 infrações de trânsito por motociclistas, uma média de 700 por dia.

Os municípios que mais registram essas ocorrências são: Balneário Camboriú, Florianópolis, Chapecó, Criciúma e Joinville.

A maioria das infrações está relacionada a transitar em velocidade superior a permitida, conduzir a motocicleta em desacordo com a legislação, dirigir sem calçado ou sem a atenção e cuidados necessários à segurança.

“Por isso reiteramos o alerta aos motociclistas, que sim, vocês podem salvar uma vida, a sua ou a de outra pessoa apenas seguindo as normas de trânsito”, lembra a presidente do Detran/SC.