DETRAN

O QUE VOCÊ PROCURA ?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O QUE VOCÊ PROCURA?

RENOVAÇÃO DE CNH

A renovação de exames (ou renovação da CNH) é obrigatória a qualquer cidadão que pretenda continuar conduzindo veículo automotor em vias públicas ou áreas controladas.

A Carteira Nacional de Habilitação tem a mesma validade do exame médico.

Para os condutores com menos de 50 anos de idade, o exame médico vale por até 10 anos; condutores com mais de 50 anos de idade e menos de 70 anos, o exame médico vale por até 05 anos e a partir de 70 anos o prazo de validade é reduzido para até 03 anos.

Salientamos que a validade do exame médico poderá ser reduzida, conforme critério médico.
Este serviço pode ser iniciado na Ciretran, em CFC de preferência do interessado ou diretamente pelos canais digitais do Detran-SC.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

  • Documento de identificação.
  • Comprovante de residência (deve ser emitido no máximo há 90 dias).

 

ETAPAS DO PROCESSO

1. Abertura do processo no órgão de trânsito ou Centro de Formação de Condutores (CFC).
2. (se não houve alteração nos dados ou no endereço do condutor, a solicitação da renovação de exames poderá ser realizada pelos canais digitais do Detran-SC.
3. Coletar biometria (foto, assinatura e impressão papilar).
4. Submeter-se à avaliação médica (caso deseje exercer atividade remunerada de motorista terá que se submeter, também, à avaliação psicológica).
5. Recolher taxa de emissão da CNH.
6. Aguardar o prazo estabelecido pela unidade para a retirada da CNH (se a solicitação foi realizada pelo portal digital, o sistema avisará ao condutor que a CNH está disponível para retirada).

TAXAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support