DETRAN

O QUE VOCÊ PROCURA ?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O QUE VOCÊ PROCURA?

Nesta terça-feira (19), o presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina – Detran/SC, Kennedy Nunes, e a secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto, estiveram acompanhando in loco a Operação Limpa Pátios em Itajaí. O objetivo da Operação é acabar com os possíveis focos do mosquito que transmite a dengue, o Aedes Aegypti. Em Itajaí, serão amassados e retirados, ao todo, 1.480 veículos do Pátio Resgate Imediato, localizado no Bairro Cordeiros.
Até o momento já foram destruídos e destinados à reciclagem 9.629 veículos (carros, motos, caminhões, etc.), em pátios de 30 municípios catarinenses. A próxima etapa da Operação está marcada para os municípios de Porto Belo e Ascurra, depois será a vez do Sul do Estado.
Para agilizar a liberação dos veículos com restrições judiciais o Detran/SC também firmou um convênio com o Tribunal de Justiça, tanto para aqueles veículos que vão a leilão, quanto para os que serão destinados a destruição e reciclagem (ferrosos).
“Seguindo a determinação do governador Jorginho Mello estamos realizando a Operação Limpa Pátios em Itajaí, que tem mais do que o dobro do número de carros de Joinville, quase 1.500 veículos. Fiz questão de trazer a secretária Carmen para acompanhar a Operação e a importância de fazermos esse esforço para acabar com os criadouros do mosquito da Dengue. O Detran/SC segue fazendo esse trabalho que precisava ser feito, mas como envolvia muitos órgãos, era um problema que estava esquecido e nós estamos resolvendo. Conseguimos já chegar em quase dez mil veículos amassados e encaminhados para reciclagem, limpando pátios em mais de 29 municípios e contribuindo assim com a luta contra a dengue no Estado”, afirma o presidente Kennedy.
“O presidente Kennedy Nunes está fazendo uma grande Operação no estado de Santa Catarina. Precisamos limpar todos os pátios. Isto uma vez foram veículos, hoje são ferros-velhos, que estão aqui criando Dengue, dificultando a vida de cada um dos nossos agentes em nossas cidades. Quanto mais focos a gente tem com carros nessa situação, mais difícil é combater esses focos. Então, conforme a orientação do nosso governador Jorginho, o Estado precisa fazer a sua parte, cada município a sua parte, e cada cidadão também. Combatendo os focos do mosquito da Dengue, a gente vai reduzir o número de pacientes e reduzir o número de óbitos, porque Dengue mata”, pontua a secretária Carmen Zanotto.
A Operação está sendo realizada em parceria com a Associação de Pátios de Veículos Apreendidos e Reboques do Estado de Santa Catarina nos 310 pátios espalhados pelo Estado (da PRF, de Prefeituras – públicos e licitados, e de delegacias de polícia). Nos pátios estão veículos com demandas judiciais, apreendidos pela polícia e que aguardam para ir a leilão ou para serem amassados (ferrosos).

Dados da Dengue no Estado – Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica – DIVE, da Secretaria de Estado da Saúde, até o dia 11 de março deste ano, foram identificados 20.270 focos do mosquito Aedes aegypti em 233 municípios. Dos 295 municípios catarinenses, 159 são considerados infestados pelo mosquito. A definição de infestação é realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos.
No período de 31 de dezembro de 2023 a 11 de março de 2024, ocorreram 81.712 notificações de dengue em Santa Catarina. Desses, 49.920 foram considerados casos prováveis em 236 municípios, um aumento de 387,02% na comparação com o mesmo período do ano 2023. Até o momento foram confirmados 19 óbitos por dengue, sendo 11 na cidade de Joinville, três em Itajaí, um em Araquari, um em Navegantes, um em Indaial, um em Itapiranga e um São Francisco do Sul. Ainda, oito permanecem em investigação pelas Secretarias Municipais de Saúde Joinville, Itapoá, Palmitos, Pedras Grandes, São José, Tijucas, Tubarão e Xaxim, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support