DETRAN

O QUE VOCÊ PROCURA ?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O QUE VOCÊ PROCURA?

TRANSPORTE DE PESSOAS EM VEÍCULO DE CARGA

De acordo com o art. 108 do Código de Trânsito Brasileiro:

Onde não houver linha regular de ônibus, a autoridade com circunscrição sobre a via poderá autorizar, a título precário, o transporte de passageiros em veículo de carga ou misto, desde que obedecidas as condições de segurança estabelecidas neste Código e pelo CONTRAN.

Parágrafo único. A autorização citada no caput não poderá exceder a doze meses, prazo a partir do qual a autoridade pública responsável deverá implantar o serviço regular de transporte coletivo de passageiros, em conformidade com a legislação pertinente e com os dispositivos deste Código. (Parágrafo acrescentado pela Lei nº 9.602, de 21.1.1998)

Para que a autorização seja concedida, são condições mínimas indispensáveis que os veículos estejam adaptados com bancos com encosto fixados na estrutura da carroçaria, que a carroçaria possua guardas altas em todo o seu perímetro, em material de boa qualidade e resistência estrutural, e que o veículo esteja provido de cobertura com estrutura em material de resistência adequada. O veículo deverá ser sinalizado com placa indicativa de transporte de pessoas.

Atenção: Quem concede a autorização é a autoridade com jurisdição sobre a via, e é a essa autoridade que o interessado deve dirigir-se para orientar seu requerimento.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support